faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

14ª Convenção Brasileira de Hospitais no Rio de Janeiro é marcada pelo sucesso de público e pelo engajamento setorial

Article-14ª Convenção Brasileira de Hospitais no Rio de Janeiro é marcada pelo sucesso de público e pelo engajamento setorial

Crédito: Viva + Comunicação Editora e Eventos 14ª Convenção Brasileira de Hospitais
Durante o encerramento do evento, a FBH e AHESC anunciaram a realização da 15ª CBH em Santa Catarina, em 2025

A 14ª Convenção Brasileira de Hospitais, realizada nos dias 27 e 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, provou, mais uma vez, ser um dos principais eventos para debater o cenário da assistência e impulsionar o mercado de saúde no país. Essa última edição merece destaque não apenas pela qualidade dos painéis e palestras apresentados, mas, também, por reunir importantes lideranças institucionais do setor, com uma participação significativa de congressistas de todo o Brasil.

Ao longo dos dois dias do evento, mais de 30 palestras foram ministradas, cobrindo tópicos cruciais e atuais que envolvem o universo da gestão, da acreditação e da segurança do paciente no ambiente hospitalar. As palestras proporcionaram uma ampla discussão sobre inovações tecnológicas, avanços em tratamentos médicos, gestão hospitalar eficiente, turismo da saúde e a importância da humanização no atendimento aos pacientes.

Com a participação de mais de 40 marcas parceiras, a convenção promoveu um ambiente propício para o networking, a troca de experiências e o estabelecimento de parcerias estratégicas no cenário hospitalar. Essa diversidade de empresas demonstra o interesse e o comprometimento do setor em buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados, como também o prestígio da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), entidade pioneira na representação dos interesses da rede hospitalar brasileira, que conseguiu reunir tantas lideranças e marcas importantes.

Abertura

Um dos momentos mais marcantes do primeiro dia de Convenção diz respeito à Palestra Magna, ministrada Ronald Lavater, CEO da International Hospital Federation (IHF), sobre "Alta Performance Hospitalar e Desenvolvimento de Líderes para a Sustentabilidade da Saúde". Ronald Lavater possui mais de 25 anos de experiência como executivo de saúde trabalhando com liderança de empresas de saúde públicas e de propriedade de investidores nos Estados Unidos, além de mercados internacionais.

Outro painel de destaque foi o 3º Fórum de Turismo de Saúde, que ofereceu aos participantes acesso a informações e conhecimentos estratégicos para consolidar o turismo de saúde no Brasil e promover impulsionamento econômico, com a abertura de novas oportunidades de negócios para o país. O evento contou com palestras do norte-americano, Bill Cook, diretor de desenvolvimento de negócios e Marketing da Global Health Accreditation (GHA), e do tailandês Somporn Kumphong, CEO da American Accreditation Commission International (AACI Asia-Pacific). A coordenação dos debates ficou a cargo da Sociedade de Turismo Médico e de Saúde (STEMS).

Ao todo, a programação científica do 3º Fórum Turismo de Saúde ofertou a realização de 18 palestras, com a participação dos principais nomes do turismo médico no país, além da presença de grandes palestrantes internacionais. Entre os temas discutidos, estão os cenários do turismo da saúde no Brasil e no mundo; exemplos de sucesso de sistemas de saúde que foram impulsionados pelo turismo; assim como a importância da qualificação profissional e da acreditação dos estabelecimentos para consolidar uma agenda positiva de promoção do destino Brasil.

“O sucesso da realização da 14ª Convenção Brasileira de Hospitais pode ser facilmente mensurado pelo engajamento dos congressistas, que demonstraram interesse ativo nas palestras e interagiram com os palestrantes, enriquecendo o debate com suas experiências e perspectivas. Esse entusiasmo ressalta a importância da Convenção como um espaço crucial para promover o desenvolvimento e a atualização profissional dos envolvidos no segmento. Em nome da FBH, agradeço a todos os parceiros patrocinadores, que acreditaram na parceria e nos ajudaram a promover este evento lindo, que certamente ficará para história das convenções”, frisou Adelvânio Morato, presidente da FBH.

Para o presidente da Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), Mário Quintela, a 14ª edição da convenção reforçou a necessidade contínua de se investir em conhecimento, tecnologia e troca de informações para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de saúde. “O evento trouxe à tona a relevância de manter-se atualizado com as mais recentes práticas e inovações para enfrentar os desafios do setor de saúde em constante evolução. Estamos muito felizes com o resultado”, destacou.

A realização bem-sucedida da 14ª Convenção Brasileira de Hospitais no Rio de Janeiro também foi destacada pela CEO da VIVA Mais Comunicação Editora e Eventos, Viviã de Sousa.  De acordo com ela, o evento foi um marco para o setor, refletindo o compromisso e o empenho de toda a comunidade hospitalar, empresas, gestores e lideranças políticas em promover um atendimento cada vez mais eficiente, humano e alinhado com as demandas da sociedade. “O evento destacou-se não apenas pela quantidade de palestras e marcas parceiras, mas especialmente pelo envolvimento e entusiasmo de todos os participantes em busca de soluções inovadoras para os desafios da área médica no Brasil. Tenho certeza que a realização da 15ª CBH, em 2025, também será um marco para o setor”, frisou.