faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Avanços tecnológicos em cirurgia e equipamentos médicos foram destaque na 29ª Hospitalar

Article-Avanços tecnológicos em cirurgia e equipamentos médicos foram destaque na 29ª Hospitalar

tecnologias-na-hospitalar-2024.png
Conheça as últimas inovações do setor médico que foram apresentadas durante o principal evento de saúde da América Latina.

A Hospitalar, o principal evento de saúde da América Latina, ocorreu de 21 a 24 de maio na capital paulista. O evento reuniu mais de 1.200 expositores de 30 países diferentes, ocupando os 100.000 m² do São Paulo Expo. A feira proporcionou acesso ao que há de mais avançado em produtos, serviços e tecnologia para a área da saúde. 

A Brianlab, empresa de tecnologia de hardware e software nas áreas de cirurgia e radioterapia, foi uma das companhias presentes na feira. O destaque ficou para a demonstração ao vivo do Loop-X, sistema de tomografia digital intraoperatória por "cone-beam CT" (CBCT), que já é usado na Europa e chegou agora ao mercado brasileiro.  

Este equipamento representa uma evolução gigantesca na capacidade dos cirurgiões de obterem imagens de alta qualidade durante os procedimentos, elevando os padrões de eficiência operatória. Com um campo de visão amplo e recursos avançados de processamento de imagem, o Loop-X permite uma visualização clara e precisa, enquanto reduz a exposição à radiação para pacientes e equipe médica.  

O aparelho pode ser utilizado em uma variedade de procedimentos cirúrgicos, da neurocirurgia de base de crânio, passando pela neurocirurgia funcional, cirurgia de coluna, cirurgia de trauma, cirurgia bucomaxilofacial, ortopedia, entre outras, proporcionando imagens de raio X, em 2D e 3D, em tempo real. 

A Richard Wolf, empresa alemã de soluções tecnológica em saúde, apresentou aos visitantes da Hospitalar o System Green, que é um sistema de vídeo cirurgia com resolução 4K e um sistema de imagens por fluorescência. A companhia também levou os instrumentos da linha de morceladores Piranha, usado nas cirurgias de próstata. Com uso de laser de alta potência, o instrumento reduz o tempo de cirurgia e oferece maior segurança ao paciente. Além disso, os visitantes tiveram acesso ao Secufix, manipulador uterino com retroiluminação e sistema de fixação a vácuo.  

Há mais de dez anos no mercado brasileiro, a Total Life Medical Solutions, juntamente com a INT Medical, expos na feira seu portfólio completo de acessórios para hemodinâmicas e produtos médicos de uso em cirurgias em geral.  

Na área de equipamentos médicos, a Hortron Equipamentos Médicos, apresentou um portfólio de produtos para artroscopia e medicina esportiva, com mais qualidade, seguindo os padrões do mercado externo. Com isso, propiciando um resultado melhor para a cirurgia, com menos tempo de procedimento.  

A Gigante Recém-Nascido lançou na Hospitalar o Reanimador Infantil GRN®, modelo Trione, que foi desenvolvido para proporcionar um procedimento de reanimação adequado aos pacientes neonatais e infantis de maneira segura e precisa. 

O sistema é acionado por uma fonte de gás externo, garantindo um fluxo da ventilação contínuo, que permite a regulagem das pressões PIP (Pico de Pressão Inspiratória) e PEEP (Pressão Expiratória Final Positiva), bem como da pressão MAX-P (Pressão de Segurança), assegurando uma oxigenação adequada ao paciente.  

Além disso, no estande da empresa foi apresentada a linha de equipamentos de incubadora neonatal modelo Millennium e o berço aquecido Neosolution.  

A Vyaire Medicalm, empresa global focada exclusivamente no suporte à respiração em todas as fases da vida, levou para a Hospitalar o ventilador fabian™ HFO, que capacita o clínico a manter o mais alto nível de cuidado à medida que a condição e as necessidades do bebê mudam.  

Para o tratamento de tromboses, o Sigvaris Group apresentou a bomba VascuEase, que é um dispositivo de compressão pneumático portátil, com bateria recarregável e destinado a profilaxia da trombose venosa profunda. 

O aparelho estimula a circulação venosa e arterial, auxiliando na prevenção de úlceras de estase venosa, na cicatrização de úlceras cutâneas e na redução do edema agudo/crônico e pressões compartimentais. A bomba é portátil e pode ser usada em hospitais e clínicas por profissionais da saúde e por pacientes, em casa.  

A Baxter, líder em tecnologia médica, lançou durante o evento a cama inteligente Progressa Plus. Ela conta com um programa de mobilidade progressiva de pacientes, método que reduz o tempo de permanência na UTI em torno de 15%.  

A empresa suíça Periso SA - Diamagnética apresentou na Hospitalar as modernas e revolucionárias máquinas de terapia diamagnética. Por meio da utilização de um princípio da aplicação da energia diamagnética de alta intensidade e de baixa frequência, os equipamentos têm a capacidade de regenerar as células do corpo humano, sem qualquer tipo de dor e não é invasivo.  

Estiveram expostas a bomba diamagnética CTU Mega 20, dedicada ao tratamento de diversas patologias do esqueleto; a CTU S Wave, equipamento de ondas de choque 100% indolor; e a revolucionária CTU Neuro, máquina desenvolvida para tratar as patologias de origem cerebral, como Parkinson, Alzheimer, autismo, epilepsia, entre outros.

A MedLevensohn, companhia brasileira que desenvolve e distribui produtos e serviços de qualidade para a saúde e bem-estar, apresentou ao público o Smart MedLevensohn, destinado ao cuidado de pessoas com diabetes. 

O aparelho é um sensor que mede automaticamente os níveis de glicemia no organismo da pessoa, inclusive enquanto ela dorme. O medidor proporciona liberdade, controle e segurança para os pacientes.  

No estande, também estiveram expostas as linhas de produtos Seroplast e Procsel, voltados para uso hospitalar. Além de extensores, infusores, perfusores, drenos e uma série de novidades em descartáveis para procedimentos hospitalares.  

A Ottobock, empresa alemã de próteses, órteses e cadeiras de rodas com atuação no Brasil desde 1975, esteve no evento com três novidades na linha de dispositivos para pessoas amputadas.  

O primeiro deles é a nova versão do pé protético Taleo, o Taleo Adjust, que permite a utilização de sapatos com diferentes alturas de salto. O equipamento tem como material principal o carbono e foi projetado para que os usuários possam modificar a altura do salto de 0 até 7 centímetros, conforme a necessidade diária.  

Outra novidade é o encaixe protético ajustável Varos, que possibilita ao utilizador moldar seu tamanho e largura conforme alterações corporais, como peso e necessidades diárias. O encaixe protético é parte que liga a prótese ao membro residual do corpo humano e, por isso, o conforto e a segurança são fundamentais nessa peça.  

O terceiro lançamento é o adaptador Quickchange, que traz a possibilidade de pessoas amputadas fazerem alteração dos seus componentes protéticos, ligados ao encaixe, de forma independente e fácil, sempre que necessário, em apenas um click.  

A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) esteve na edição de 2024 da Hospitalar com um estande próprio, onde 12 empresas associadas apresentaram o que há de mais moderno em produção pela indústria brasileira.  

O mercado de dispositivos médicos engloba os setores médico-hospitalar, odontológico, laboratório, biotecnologia, reabilitação e tecnologia assistiva, e possui uma vasta gama de produtos.  

Durante os quatro dias de evento, a ABIMO reforçou a relevância e a qualidade da indústria nacional. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), até 2026, R$ 300 bilhões serão destinados a financiamentos dentro da nova política industrial.  

A Hospitalar, o mais importante evento de saúde e a principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina, reforçou seu compromisso com a sustentabilidade por meio do programa Better Estandes da Informa Markets, visando alcançar o desperdício zero dos estandes até 2030.