faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Novas Tecnologias da Saúde: Veja quais foram os principais lançamentos da Hospitalar 2024

Article-Novas Tecnologias da Saúde: Veja quais foram os principais lançamentos da Hospitalar 2024

novas-tecnologias-da-saúde.jpg
Empresas destacam avanços em equipamentos e soluções de saúde que vão desde IA até novos termômetros de artéria temporal durante a maior feira do setor da América Latina, promovendo melhorias no cuidado ao paciente e na eficiência hospitalar. Saiba mais!

A 29ª edição da Hospitalar, o principal evento do setor de saúde da América Latina, que aconteceu durante os dias 21 e 24 de maio em São Paulo, tornou-se o epicentro para o lançamento de avanços tecnológicos na área da saúde.

Diversas empresas apresentaram em seus estandes soluções inovadoras, todas com o objetivo comum de melhorar os cuidados com os pacientes, aumentar a eficiência operacional e impulsionar a segurança nos ambientes hospitalares. 

Confira algumas dessas inovações: 

Dräger: lançamento do monitor Vista 300® e do equipamento de anestesia Atlan A100 

Com uma tradição de mais de meio século no mercado brasileiro, a empresa alemã Dräger lançou dois produtos durantes a feira Hospitalar: o monitor Vista 300® e o equipamento de anestesia Atlan A100.  

O Vista 300® é um monitor de pacientes essencial para adultos, crianças e recém-nascidos. O aparelho facilita a melhor integração do ambiente de trabalho nas suas áreas de tratamento crítico, com um conjunto completo de parâmetros e módulos, o que ajuda a melhorar a terapia do paciente e os resultados, além de reduzir os custos. 

Já o novo equipamento de anestesia membro da família Atlan - o Atlan A100 - foi desenvolvido como um sistema de anestesia seguro, robusto e fácil de usar. O ventilador a pistão de alta precisão suporta medidas de ventilação pulmonar protetora, enquanto a unidade de mistura de gases controla-as mecanicamente, permite a administração confortável e intuitiva de anestesia de mínimo e baixo fluxo. 

“Estes lançamentos são de suma importância e reforçam nosso compromisso com a segurança do paciente e satisfação do corpo clínico das instituições de saúde.” comenta Paulo Pinto, Diretor-Presidente da Dräger no Brasil. 

Leia também: Senac promove palestras e simulações na Hospitalar 2024 

Pixeon: novas ferramentas e integrações do Pixeon Smart 

A Pixeon, empresa de sistema de gestão para a saúde apresentou suas diversas soluções para ganho de eficiência e integração de ponta a ponta em hospitais, clínicas e centros médicos, incluindo rotinas diagnósticas como exames laboratoriais e de imagem.  

Para oferecer essa integração, a empresa apresentou novas ferramentas e integrações do Pixeon Smart, responsável por agilizar o acesso às informações médicas, tornando a gestão de hospitais e centros médicos mais integradas e eficientes.

A Lumia, a IA da Pixeon integrada ao Smart, otimiza o envio das informações e o fluxo de agendamento e a união ao novo BI Insights, ferramenta de Business Intelligence, oferece a possibilidade de criação de dashboards dedicados ao controle em tempo real do de diversos indicadores estratégicos da operação, como tempo médio de atendimento, taxa de ocupação, faturamento e contas pendentes por exemplo. 

Com a integração de suas soluções, a Pixeon entrega uma gestão 100% conectada com rotinas diagnósticas, oferecendo diversos benefícios para as instituições de saúde, como maior agilidade e precisão no diagnóstico, melhoria na gestão da operação, aprimoramento da experiência do paciente, redução de custos, segurança e confiabilidade. 

Duosystem: Apoio Móvel, +Telessaúde, Regula+ e Remédio Agora 

A Duosystem, empresa líder em tecnologia de saúde, apresentou sua plataforma de Apoio Móvel para gestão de frota, cadastro de equipes de socorro e veículos, georreferenciamento em tempo real, identificação de trajeto e status da transferência interhospitalar.

A aplicação inclui protocolos de registro de ocorrência, terminologias populares e árvore de decisões, além de um aplicativo móvel para rastreamento e envio de status pela equipe de campo.  

Outro destaque, é o +Telessaúde, a plataforma de telemedicina que oferece teletriagem, teleorientação, teleconsulta, teleinterconsulta e telemonitoramento, com atendimento síncrono e assíncrono. Conta com inteligência artificial para triagem, permite atendimentos agendados ou imediatos, central de telemonitoramento e prescrição médica e não médica.  

Além disso, a empresa também apresentou a plataforma Regula+, que otimiza o atendimento de emergências, ambulatorial e leitos, reduzindo o tempo de espera dos pacientes, melhorando a eficiência e garantindo a máxima utilização dos recursos de saúde.  

Para fechar, a Duosystem desenvolveu o aplicativo Remédio Agora, que permite agendar a retirada de medicamentos nas farmácias estaduais de São Paulo, contribuindo para a gestão eficiente das filas e evitando aglomerações.    

Salux Technology: inteligência artificial aplicada aos seus produtos 

A solução que encabeça o portfólio da companhia, o SX Sigma, está com uma nova versão, totalmente redesenhada, mais intuitiva e amigável e já incorporando os benefícios da IA; e o SX Horizon, solução totalmente web e cloud-based, que incorpora novas funcionalidades para atenção básica.  

“Acreditamos que as instituições de saúde precisam de recursos que de fato aumentem a segurança do paciente, aprimorem a eficiência operacional e garantam a sustentabilidade financeira”, explica Murilo Fernandes, CEO da Salux Technology.   

Entre as novidades que foram vistas operando durante o evento, está uma solução que agrega a IA para apoio à decisão clínica durante um dos momentos mais importantes do atendimento médico, seja ele presencial ou à distância: a prescrição médica.   

A solução vem com alguns diferenciais e funcionalidades importantes, contando com um repositório de milhões de informações de medicamentos para alertar ao médico sobre possíveis interações medicamentosas, correlacionando com seu histórico clínico e caraterísticas específicas para aquele atendimento, evitando assim uma prescrição não recomendada aos pacientes.  

Veja também: Congresso FDHIC analisa como as GenAIs podem reduzir a entropia do setor saúde

ASP: expande seu portfólio de monitoramento de esterilização a vapor 

Durante a Feira Hospitalar, a Advanced Sterilization Products (ASP) anunciou uma expansão em seu portfólio de monitoramento de esterilização a vapor. Esta expansão inclui soluções aprimoradas de monitoramento biológico e químico para esterilizadores a vapor, atendendo aos padrões globais.

Além disso, agora amplia sua atuação para garantir que os hospitais possam processar instrumentos de forma mais rápida, conforme as normas e com maior confiança, reforçando sua missão de promover a segurança na esterilidade e elevar os cuidados aos pacientes. 

A ASP também reafirmou sua parceria com a Hinno Technology, focada na integração de software de gerenciamento de instrumentos cirúrgicos e soluções hospitalares. Esta colaboração, iniciada em 2023, visa melhorar a eficiência, o fluxo de trabalho hospitalar e a segurança do paciente, começando pelo Brasil e expandindo para outros mercados na América Latina.

O gerente geral da ASP no Brasil, Leonardo Suzart, destacou a importância desta expansão para fortalecer a missão da empresa em fornecer soluções de esterilização confiáveis, elevando o nível de cuidado nos momentos mais críticos para os pacientes. 

Leia mais: Serx.app: software médico facilita a jornada de pacientes e profissionais de saúde

Exergen: avanços em termômetros de artéria temporal 

A Exergen Corporation, líder em tecnologia de medição de temperatura infravermelha para aplicações médicas, apresentou seus termômetros de artéria temporal na Hospitalar 2024. Estes termômetros, recém-homologados pela ANVISA, são projetados para uso em hospitais e clínicas, detectando o calor da superfície da pele com tecnologia infravermelha e um sistema patenteado que ajusta automaticamente para a temperatura ambiente.

Segundo Benjamin Kalm, diretor de vendas para América Latina e Caribe, a introdução dessa linha no Brasil representa um avanço significativo na acessibilidade de ferramentas médicas avançadas, assegurando melhores resultados e elevando o padrão de atendimento. 

No evento, a Exergen destacou os diferenciais dos seus termômetros, apoiados por mais de 100 estudos clínicos revisados por especialistas.

Entre os benefícios estão a excepcional precisão, capturando a temperatura da artéria temporal com 1000 medições por segundo, segurança e conforto do paciente com um design não invasivo, rapidez nas medições em apenas 2-3 segundos, e acessibilidade econômica. Além disso, os termômetros são duráveis e fáceis de manter, tornando-se uma solução prática e robusta para o mercado brasileiro, com distribuição exclusiva pela CNPH. 

Air Liquide Healthcare: qualidade de vida para pacientes com doenças crônicas 

A Air Liquide Healthcare, líder mundial em gases medicinais e serviços de saúde domiciliar destacou, durante a Hospitalar, suas inovações tecnológicas e de serviços no setor de saúde. Com presença em 35 países e atendendo a mais de 2 milhões de pacientes domiciliares e 20.000 unidades de saúde globalmente, a empresa apresentou novos lançamentos no Brasil focados em tratamentos domiciliares e hospitalares.

Investindo em inteligência artificial e serviços personalizados, a Air Liquide Healthcare busca melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas ao melhor custo para o sistema de saúde. 

Durante o evento, a Air Liquide destacou o VitalAire, responsável pelo tratamento domiciliar de mais de 90 mil pacientes no Brasil, oferecendo soluções para apneia do sono e uma ampla gama de produtos clínicos através de seu e-commerce. Para o ambiente hospitalar, a empresa apresenta uma linha completa de gases médicos e terapêuticos, além de equipamentos de última geração.

Entre os lançamentos, destacam-se o assistente de tosse EO-70, o ventilador mecânico Luisa, e a linha de CPAP e Binível para apneia do sono. Também foram apresentadas a bomba de nutrição enteral E-pump Kangaroo e o Ventilador Mecânico Avançado de Transporte e Emergência Monnal™ T60. 

A Air Liquide Healthcare também introduziu o e-Flow-D, um sistema de administração de óxido nítrico para tratamentos de hipertensão pulmonar, e dispositivos focados no conforto e bem-estar dos pacientes, como a Máscara Facial SOFT e máscaras pediátricas Respireo Soft. Estes lançamentos refletem a estratégia global da empresa de colocar os pacientes no centro de suas atividades.

Jemima Morandi, Diretora de Atividade Medicinal da Air Liquide Brasil, reforça o compromisso da empresa em aliar tecnologia e inovação para melhorar os tratamentos médicos e garantir a qualidade de vida dos pacientes. 

MedLevensohn: avanços tecnológicos para pacientes diabéticos 

A MedLevensohn lançou um novo sistema de monitoramento contínuo de glicose para pacientes diabéticos, o Smart MedLevensohn, durante a Hospitalar. Este sensor inovador mede automaticamente os níveis de glicemia, oferecendo maior liberdade, controle e segurança aos pacientes, sem a necessidade de escaneamento contínuo.

A diretora de Relações Internacionais da empresa, Anna Luiza Szuster, destaca que essa tecnologia de ponta, já distribuída em vários países, coloca a MedLevensohn como uma das únicas no mercado nacional a oferecer essa solução avançada, proporcionando monitoramento contínuo mesmo durante o sono. 

Além do Smart MedLevensohn, a empresa também apresentou suas linhas de produtos hospitalares Seroplast e Procsel no evento, com itens como extensores, infusores, perfusores, drenos e descartáveis para procedimentos hospitalares.  

A feira também marcou uma parceria estratégica com a Seroplast, que permitirá à MedLevensohn expandir seu portfólio e se tornar uma solução completa em saúde no mercado hospitalar brasileiro, conforme destacado pelo diretor Comercial e de Marketing, Fernando Marinheiro. 

Veja também: Desenvolvimento de 536 healthtechs no Brasil é avaliado em estudo

Stryker: melhora da eficiência clínica e da jornada hospitalar do paciente 

A Stryker apresentou suas mais recentes inovações na Hospitalar 2024, destacando sua linha de produtos MedSurg, que inclui o SPY Portable Handheld Imager (SPY-PHI), ProCuity e NAV3i, projetados para melhorar a eficiência clínica e a jornada hospitalar do paciente. No evento, a Stryker exibiu também macas, camas, berços com balança acoplada, cadeiras hospitalares e torres de recursos com imagens em 4K para cirurgias minimamente invasivas

Entre os produtos em destaque, o NAV3i oferece exatidão e precisão em procedimentos delicados no cérebro e coluna vertebral, enquanto a plataforma 4K 1688 Advanced Imaging Modalities (AIM) proporciona imagens anatômicas em tempo real para diversas especialidades. O SPY-PHI, um sistema avançado de imagens fluorescentes, permite a visualização do fluxo sanguíneo e perfusão tecidual durante procedimentos cirúrgicos.

A cama ProCuity foi apresentada como a mais segura e inteligente do mercado, destacando-se pela prevenção de quedas e ser totalmente sem fio. Além disso, a maca obstétrica/ginecológica Gynnie e o Berço Pediátrico Cub, com balança integrada opcional, completaram o portfólio da Stryker no evento.  

Gostou de conhecer todas essas novidades tecnológicas anunciadas na Hospitalar 2024? Então acompanhe Saúde Business para continuar por dentro!