faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Integração de processos para projetos de infraestrutura hospitalar

Article-Integração de processos para projetos de infraestrutura hospitalar

Schneider Electric
Saiba como as infraestruturas hospitalares se tornam verdadeiros modelos de sustentabilidade para criar ambientes que cuidam de pacientes e do planeta

No cenário dinâmico da saúde, aprimorar a infraestrutura hospitalar é mais do que uma necessidade. É uma responsabilidade para garantir o atendimento eficiente e sustentável às crescentes demandas da sociedade. A inovação em projetos hospitalares se concentra na integração holística de processos e ferramentas em uma plataforma unificada, que vai além da construção de edifícios e propõe uma orquestração de sistemas.

Tecnologias integradas que não só agilizam a gestão do ciclo de vida do projeto, desde a concepção até a operação, como também oferece um diferencial, o rastreamento preciso da pegada de carbono. Saiba como as infraestruturas hospitalares se tornam verdadeiros modelos de sustentabilidade para criar ambientes que cuidam de pacientes e do planeta.

Infraestrutura hospitalar: unificação de sistemas

A integração eficiente de diversas tecnologias e sistemas desempenha um papel fundamental na otimização das operações de infraestrutura hospitalar. A Schneider Electric destaca-se ao oferecer soluções inovadoras que simplificam esse processo complexo. Por meio de uma plataforma unificada de gerenciamento, a empresa proporciona a integração de sistemas críticos, como energia, HVAC, gerenciamento de resíduos e monitoramento de segurança.

Ao centralizar essas operações em uma única interface, gestores e profissionais de saúde podem acessar informações cruciais em tempo real, o que possibilita a tomada de decisões informadas e a rápida resposta a eventos críticos. Essa abordagem integrada aprimora a eficiência operacional e reduz significativamente a complexidade associada à gestão de diversos sistemas interconectados.

Além disso, a Schneider Electric adota uma abordagem holística para a interoperabilidade de forma que os sistemas e dispositivos utilizados na infraestrutura hospitalar se comuniquem de maneira eficaz. Essa interoperabilidade não apenas permite a coleta de dados abrangentes para análises avançadas, mas também abre caminho para a implementação de estratégias proativas, como manutenção preditiva e otimização de recursos. Dessa forma, a integração promove ambientes hospitalares inteligentes, sustentáveis e resilientes.

Infraestrutura hospitalar: gerenciamento de projetos

Ao unificar processos e ferramentas, desde o design até a construção e operação de um hospital, é possível simplificar consideravelmente a gestão de projetos. A plataforma EcoStruxure proporciona uma visão abrangente e coesa de todas as fases, permitindo uma coordenação eficiente entre equipes multidisciplinares. A redução da fragmentação e redundância, a partir da centralização de dados e ferramentas, minimiza o risco de erros e promove a comunicação transparente e a colaboração efetiva entre os envolvidos, agilizando o ciclo de vida completo do projeto.

O ecossistema não se limita à fase inicial do projeto, estendendo seus benefícios à operação contínua da infraestrutura hospitalar. A consistência de dados e processos facilita a manutenção, aprimora a capacidade de resposta a alterações e permite a implementação de atualizações de forma mais eficaz. A abordagem integrada otimiza a eficiência operacional, promovendo economias substanciais ao longo do tempo, contribuindo para a sustentabilidade financeira a longo prazo das instalações hospitalares.

Para que todo ecossistema integrado funcione de forma fluida, é essencial ter equipamentos para processamento e armazenamento de informações, com segurança robusta. Baixe o e-book completo “Transformação digital e gestão de data centers em ambientes de missão crítica” e saiba como funciona.

Infraestrutura hospitalar: rastreamento da pegada de carbono

Além da integração, da eficiência operacional e das otimizações, a plataforma permite o rastreamento preciso da pegada de carbono em projetos hospitalares. O sistema robusto para monitorar e quantificar as emissões de carbono associadas às operações hospitalares, proporciona uma visão completa do impacto ambiental.

Ao fornecer uma análise detalhada das fontes de emissão, as organizações de saúde podem identificar áreas de melhoria e implementar estratégias sustentáveis que reduzam a pegada de carbono. Isso não só atende às crescentes demandas por responsabilidade ambiental, mas também alinha os projetos hospitalares aos objetivos de sustentabilidade das instituições de saúde, promovendo práticas ecológicas e socialmente responsáveis.

Os benefícios do rastreamento preciso da pegada de carbono ambientais não se limitam à redução das emissões. Ao adotar uma abordagem proativa e sustentável, as organizações de saúde podem obter vantagens competitivas, atrair investimentos voltados para a responsabilidade social e melhorar a imagem institucional.

O compromisso ambiental, firmado a partir do rastreamento da pegada de carbono, alinha-se a regulamentações cada vez mais rigorosas e contribui para a resiliência a longo prazo das instalações hospitalares em um cenário global em constante evolução. Portanto, ao integrar o rastreamento de pegada de carbono em sua plataforma, a Schneider Electric promove a sustentabilidade ambiental, posicionando as organizações de saúde como líderes na busca por práticas responsáveis e ecologicamente conscientes.

Infraestrutura hospitalar: eficiência energética e sustentabilidade

O progresso tecnológico trouxe aprimoramentos para o controle de energia em instalações hospitalares. Uma das estratégias mais promissoras consiste na instauração de sistemas de gestão de energia inteligentes. Por meio da Internet das Coisas (IoT), os hospitais têm a capacidade de estabelecer sistemas adaptáveis e ágeis. Sensores IoT cuidadosamente posicionados têm a habilidade de coletar dados em tempo real, desde o consumo de energia em distintas áreas até as condições ambientais, viabilizando uma supervisão detalhada e precisa.

Posteriormente, a automação analisa os dados recolhidos e efetua decisões inteligentes. Por exemplo, durante períodos de demanda elevada, o sistema pode ajustar automaticamente o funcionamento de sistemas de climatização, iluminação e outros dispositivos para otimizar a utilização de energia, enquanto mantém o conforto dos pacientes.

Adicionalmente, a capacidade de aprendizado da máquina permite que esses sistemas se adaptem ao longo do tempo, identificando padrões de uso de energia e implementando melhorias contínuas. Com sistemas de gestão de energia inteligente, os hospitais garantem um fornecimento de energia confiável, reduzem custos, minimizam o desperdício de energia e contribuem para uma operação mais eficaz e sustentável.

A Schneider Electric oferece soluções de IoT para que o setor da saúde preste cuidados extraordinários. Conheça as soluções EcoStruxure™ for Healthcare desenvolvidas para proporcionar mais sustentabilidade, resiliência, hipereficiência e foco em pessoas.