faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Take Blip firma parceria com TOTVS para fomentar práticas ESG

Article-Take Blip firma parceria com TOTVS para fomentar práticas ESG

A agenda ESG na indústria.jpg
Empresa desenvolveu Comitê de Sustentabilidade e já iniciou diversas ações de impacto sociais

Atenta à necessidade de transformação corporativa, visando intensificar ainda mais sua jornada social, ambiental e de governança com uma agenda ESG efetiva e estratégica, Take Blip, plataforma em nuvem de business messaging que desenvolve aplicativos conversacionais para criar interações entre marcas e consumidores, acaba de firmar uma parceria com a  TOTVS Consulting, braço de consultoria da maior empresa de tecnologia do país.

Através do Blip Purpose, área que trata da agenda ESG e das estratégias de propósito e impacto da companhia, Take Blip já vem implementando diversas ações nos últimos anos, como programa de formação tecnológica com distribuição de mais de 35 mil bolsas gratuitas e o programa de voluntariado para os seus funcionários. A partir de agora, o assunto será melhor estruturado dentro da empresa e acontecerá de forma contínua, com processo, gestão e resultados. “Por ser uma empresa do mesmo segmento que o nosso - tecnologia - e reconhecida por suas boas práticas em relação à agenda ESG, a TOTVS foi a empresa que escolhemos para nos auxiliar de forma transparente e prática nosso desejo de Impacto via um de nossos mais inspiradores guias internos: "Uma Mensagem pode Mudar o Mundo". Queremos ser referência quando o assunto é impacto com os melhores critérios ESG, levando as melhores práticas de dentro para fora”, afirma  Daniel Costa, co-fundador e Diretor de Pessoas em Take Blip.

A TOTVS oferece consultoria em gestão para outras empresas há mais de 14 anos e, em 2021, lançou uma consultoria voltada a apoiar as corporações a implementarem práticas ESG nos negócios. “A jornada digital da sustentabilidade é dividida em quatro etapas, que podem ser aplicadas conforme a necessidade de cada cliente: Conecta ESG, Mapa ESG e Agenda da Sustentabilidade, Roadmap Digital da Sustentabilidade e Implementação e Sustentação. No caso da Take Blip, iniciamos a parceria a partir do desenvolvimento de uma agenda ESG estratégica e com definições de prioridades, como a ampliação das práticas de governança e engajamento dos funcionários e lideranças, que estão sendo integrados em workshops voltados ao tema. Estamos muito contentes em ajudar uma empresa como Take Blip, que vem crescendo de forma exponencial e se destacando no mercado conversacional e de tecnologia como um todo.”, afirma Valdemir Marques, diretor da TOTVS Consulting.

Comitê de sustentabilidade

A consultoria preparou um plano de atuação para um comitê de sustentabilidade Take Blip, que conta com perfil multidisciplinar e tem a missão de avaliar e prover suporte para que a sustentabilidade e premissas ESG possam ser parte da formulação do planejamento estratégico da empresa. Desta forma, o objetivo é garantir a inclusão da responsabilidade corporativa na gestão da organização, no desenvolvimento  de produtos e nas suas operações - de diretores a profissionais recém-chegados.

“Aqui, além de termos as pessoas em primeiro lugar, estamos sempre de olho no futuro, queremos estar um passo à frente e fazer isso de forma responsável é fundamental. Através da nossa jornada ESG, reconhecemos que o capital financeiro é importante, tanto quanto os capitais ambiental, social e de governança, pois isso nos garante o futuro de fato. Com o auxílio do nosso comitê, possibilitamos que a sustentabilidade e premissas ESG sejam inseridas de forma estratégica, fortalecendo uma cultura sustentável e gerando resultados mais consistentes”, compartilha Rafaela Marteleto, Coordenadora Blip Purpose em Take Blip.

O que vem por aí

Após o desenvolvimento do comitê de sustentabilidade, os próximos passos da companhia são a finalização da matriz de materialidade e de um relatório de maturidade ESG, que nortearão o mapeamento e desenvolvimento de ações, indicadores e definição de metas.