faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

HIS 2024: a criatividade de Vinicius Gambeta a serviço da saúde

Foto: Divulgação Vinicius Gambeta gambeta-his-2024-keynote.png

Especialista em desbloquear o potencial criativo trará insights, a partir de estratégias práticas, de como a criatividade pode revolucionar o setor da saúde.

O HIS - Healthcare Innovation Show está chegando e vamos dar uma prévia do que irá ocorrer no principal evento de tecnologia e inovação na saúde da América Latina. 

Já ouviu falar sobre Vinicius Gambeta? Renomado profissional de marketing e comunicação é um dos keynotes do HIS deste ano. Co-fundador da Agência de Bolso e da comunidade Aquela Caixa, diretor de branding na Becon e Head de estratégia no Reportei, Gambeta também é autor do livro "Como Fazer Pessoas Amarem Marcas". Integra o ranking top 20 influenciadores de marketing, pelo Prêmio iBest.

Além da carreira notável, sua vida é repleta de curiosidades. "Adoro ler ficção científica, jogar tênis de mesa e aprender coisas novas – sempre invento um novo hobbie por mês", revela. Com um histórico robusto em inovação, Gambeta promete trazer insights transformadores sobre a interseção entre criatividade e prática profissional na área da saúde.  

Em entrevista exclusiva ao Saúde Business, portal de conteúdo oficial do HIS, o keynote adiantou detalhes de sua participação e compartilhou dicas valiosas para o setor. 

Como despertar a criatividade 

Fala-se muito sobre ser criativo, pensar fora da caixa, mas como fazer? A chave da inovação, para Gambeta, está na criação de uma cultura organizacional aberta. 

“Promover uma cultura sem julgamento de ideias, incentivar a colaboração interdisciplinar e utilizar ferramentas de brainstorming e design thinking para desenvolver novas ideias. Tudo é técnica. E técnicas são 100% treináveis e replicáveis”, enfatiza. 

Manter uma equipe constantemente criativa é um desafio, mas Gambeta é contundente. “Crie um ambiente que valorize a criatividade, incentive o aprendizado contínuo e permita a experimentação sem medo de falhar. Feedback positivo e recompensas também ajudam a manter o engajamento”, afirma. 

Diferentes pontos de vista e multidisciplinaridade também são essenciais para estimular a inovação, segundo Gambeta.  

“ A integração de conhecimentos de outras áreas pode gerar ideias disruptivas e abordar problemas sob novos ângulos, enriquecendo o debate e a prática”, afirma, destacando a importância da interdisciplinaridade no HIS. 

his-banner.gif

O que podemos esperar 

Em busca de trazer um olhar inovador, Gambeta adianta o que podem esperar da sua participação no HIS.  

“Vou abordar a interseção entre criatividade e o dia a dia, focando em técnicas de ideação e como as pessoas podem ‘ativar’ a criatividade quando quiserem, sem depender de momentos de inspiração”, ressalta. Gambeta acredita que a criatividade não precisa ser um dom natural, mas pode ser estimulada e treinada.  

O grande diferencial de sua apresentação, como ele mesmo afirma, está nas estratégias inéditas que serão compartilhadas. “Vou trazer técnicas super práticas e inéditas que podem mudar a maneira como vemos o nosso dia a dia no trabalho, além de apresentar cases de sucesso e estratégias, que podem ser aplicadas imediatamente”.  

Divulgação Vinicius Gambetagambeta-keynote-his-2024.jpg

Apesar de sua vasta experiência em diversas indústrias, Gambeta se dedica para adaptar suas técnicas para o setor. E garante que está totalmente alinhado com as necessidades específicas da área da saúde. Ele conta que já encontrou vários exemplos que demonstram as técnicas que deseja abordar dentro do contexto da saúde. 

As técnicas de ideação podem transformar profundamente as instituições de saúde, segundo Gambeta. “Aumentam a capacidade de resolver problemas complexos, melhoram a experiência do paciente e otimizam processos internos, resultando em melhor eficiência e eficácia em todo o processo”, explica. 

Sobre o hype do momento – inteligência artificial (IA) e tecnologia na saúde –, Gambeta enxerga um futuro promissor. “Uso de ferramentas para melhorar diagnósticos, personalizar tratamentos, otimizar processos e permitir a análise de grandes volumes de dados para prever e prevenir doenças com mais precisão”, pontua. 

Com a combinação de criatividade, técnica e paixão, a palestra de Gambeta no HIS 2024 será imperdível, com informações valiosas para transformar o setor de saúde. Não fique de fora e garanta já o seu ingresso!