faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Jornada da transformação digital é tema de painel no terceiro dia de HIMSS na Hospitalar

Os impactos da digitalização nas instituições de saúde estiveram no centro da discussão no palco do [email protected], que acontece até 20 de maio.

Sob o título “Jornada da transformação digital: o enigma do longo prazo”, um painel de debates reuniu na manhã desse dia 19 quatro nomes de peso quando se fala de tecnologia e saúde. Com a moderação de Ary Ribeiro, CEO do Hospital Sabará Infantil, Rafaela Guerra (UTH Brasil), Leandro Reis Tavares (Rede D’Or São Luiz) e Daniel Coudry (Rede Mater Dei) compuseram a mesa de debates, promovida pelo congresso [email protected], que acontece durante a Feira Hospitalar até 20 de maio, no São Paulo Expo.

Na abertura do conteúdo, Ary Ribeiro apontou a qualidade da discussão, reforçando que todos os convidados tinham expertise e experiências diversas, mas que se mostravam complementares para o debate. “Esse é um tema muito relevante para nosso setor, já que hoje estamos vivendo muito claramente a necessidade não só de transformar digitalmente, mas de incorporar o digital em todas as transformações que temos feito nas instituições ao longo desses últimos anos”, reforçou.

Para Rafaela Guerra, a transformação digital precisa ter suas etapas respeitadas, principalmente considerando as possibilidades trazidas por essas ferramentas e os objetivos das instituições de saúde para o futuro. “Independentemente do segmento, uma das coisas mais importantes sobre a digitalização é a capacidade que a tecnologia tem de estimular novas formas de fazer negócios”, comentou. “Na saúde, vemos grandes redes serem formada e esse é um movimento sem volta, como indicam as Fusões e Aquisições recentes. Não vejo uma forma de fazer isso sem termos uma visão orientada por dados, seja de desenvolvimento, seja dos próprios dados clínicos”, disse.

Reforçando a importância do tema e os desafios enfrentados no processo, Coudry destacou que, antes de implantar uma tecnologia, é preciso definir sua função – caso contrário, ela irá resolver problemas irrelevantes ou não-prioritários. “A realidade do nosso sistema é que hoje as soluções ainda são verticais e não tem o paciente no centro, apesar do discurso. Os dados são desorganizados e enquanto isso não for corrigido, não adianta implantar tecnologia”, criticou. “É preciso compreender o mundo do paciente, do médico e do próprio hospital, entendendo as jornadas paralelas e buscando formas de torná-las convergentes. Soluções simples e transparentes são o caminho para transformar e melhorar essas jornadas”, acredita.

A convergência entre os mundos também apareceu na fala de Leandro Tavares, que defendeu que a transformação digital vai ser a responsável por ligar o setor da saúde, que é centenário e tradicional, ao setor da tecnologia da informação, que é extremamente dinâmico. “Esse não é e não vai ser um processo fácil, pelo contrário. A maior barreira é justamente a integração de uma indústria como a de saúde, que é bastante comprometida com seus processos e com a qualidade do cuidado, com um grupo novo de profissionais de TI, que trata os problemas e olha para o cenário de uma forma muito diferente. Essa convergência entre os mundos pode ser difícil, mas é indispensável para o bom funcionamento dos sistemas e para a sustentabilidade das instituições em direção ao futuro”, finalizou.

Feira Hospitalar acontece até 20 de maio em São Paulo

Para visitar a 27ª edição da Feira Hospitalar no SP Expo, basta se credenciar gratuitamente no site. Além dos congressos pagos, o evento também conta com sete arenas de conteúdo gratuito e uma área de exposição de aproximadamente 100m². Confira a programação completa no site ou na Hospitalar Hub e programe sua visita.

TAG: Coberturas
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar