faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pandemia e mortalidade: CISS discute impactos do negacionismo

Conteúdo de encerramento do dia no CISS, apresentação abordou as causas e impactos do negacionismo na mortalidade por Covid-19

No terceiro dia de Feira Hospitalar, o congresso internacional de serviços em saúde (CISS) reuniu no São Paulo Expo representantes do setor para discussões de alto nível. Encerrando os conteúdos do dia, o painel “A mortalidade por Covid-19 no Brasil e os impactos do negacionismo” colocou no centro do debate as causas e consequências do negacionismo científico, principalmente no que diz respeito à forma como a sociedade lidou com a pandemia.

O responsável pela apresentação foi Carlos Starling, Coordenador dos Serviços de Controle de Infecções Hospitalares dos Hospitais Vera Cruz, Baleia e Life Center, que abordou algumas das características da nossa época e que acabam gerando um cenário negacionista na saúde. Listando fenômenos inter-relacionados, Starling comentou sobre fake news, testemunhais falsos, o crescimento dos discursos de ódio e a infodemia de informações distorcidas. “Vivemos um era de pós-verdade, onde a desvalorização da verdade é estimulada e até mesmo exaltada como um valor ou uma virtude, e isso é muito perigoso”, afirmou. 

Usando exemplos históricos, o coordenador e membro do comitê de enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte - MG demonstrou que a desinformação e a desconfiança diante da ciência não são novidade. “Na Gripe Espanhola, na Peste de Cipriano e em vários outros casos ao longo da História, informações distorcidas e boatos negacionistas foram registrados. Os desafios que tivemos nesse sentido com a Covid-19 não eram novos”, explanou.

Starling também utilizou informações do último ano, bem como gráficos e análises sobre as estatísticas de vacinação, infecções, internações e mortes por coronavírus, comentando também algumas informações negacionistas se manifestaram através dos dados de mortalidade por Covid-19. “A tragédia sempre nos ensina algo. O legado desse período tão intenso de negacionismo científico é o conhecimento de que a desinformação pode levar a catástrofes sanitárias”, finalizou.

Feira Hospitalar acontece até 20 de maio em São Paulo

Para visitar a 27ª edição da Feira Hospitalar no SP Expo, basta se credenciar gratuitamente no site. Além dos congressos pagos, o evento também conta com sete arenas de conteúdo gratuito e uma área de exposição de aproximadamente 100m². Confira a programação completa no site ou na Hospitalar Hub e programe sua visita.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar