faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

“Telemedicina de logística e telessaúde integrada” é tema de painel durante o último dia da Hospitalar

Article-“Telemedicina de logística e telessaúde integrada” é tema de painel durante o último dia da Hospitalar

telessaude_chao.jpg
Os visitantes puderam acompanhar uma série de apresentações que reforçaram a importância da integração das tecnologias

Durante o último dia da Feira Hospitalar, os visitantes puderam acompanhar diversos conteúdos exclusivos na Arena de Tecnologia.  Um dos destaques da tarde, foi a abertura do painel de "Telemedicina de Logística e Telessaúde Integrada", apresentada pelo Prof. Dr. Chao Lung Wen, chefe da disciplina de telemedicina da Universidade de São Paulo (USP), que trouxe suas experiências para compartilhar com o público da arena.

Inicialmente o médico ressaltou que a telemedicina integrada à logística e à telessaúde vai muito além de simplesmente substituir a medicina convencional. É importante compreender que essa abordagem inovadora complementa e fortalece os sistemas de saúde existentes, proporcionando uma extensão dos cuidados médicos tradicionais. 

"A integração da logística na telemedicina permite uma melhor coordenação de recursos, agilizando o acesso aos serviços de saúde por meio de tecnologias digitais. Essa combinação potencializa a eficiência e eficácia dos cuidados médicos, ampliando o alcance dos serviços de saúde e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, explicou o professor.   

Durante a contextualização, Chao Lung Wen reforçou os três benefícios dessa integração. O primeiro ponto está relacionado à otimização e humanização da cadeia de cuidados. Segundo ele, há um aumento na logística e eficiência, resultando na redução de desperdícios e fragmentação na área da saúde.

No segundo ponto, o médico ressalta que ocorre também uma promoção de saúde e prevenção de doenças agudas que resultam numa redução de sinistros. E o terceiro diz respeito às abordagens inovadoras que essa integração permite entre dispositivos médicos, pacientes e profissionais de saúde, viabilizando um monitoramento contínuo e personalizado da saúde.

"A residência inteligente, impulsionada por essa integração, promove a autonomia do paciente, facilitando a autogestão da saúde e a prevenção de doenças. Além disso, representa um avanço significativo no campo da saúde para melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar das pessoas", finalizou.

 

A feira da Hospitalar de 2023 foi um sucesso, trazendo inovações e avanços significativos para o setor da saúde. A edição de 2024 já está marcada e estamos animados com o que está por vir, marque na agenda: de 21 a 24 de maio.