faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Projeto VOGAS: aparelho detecta câncer por meio da respiração

Article-Projeto VOGAS: aparelho detecta câncer por meio da respiração

projeto vogas.jpg
Os resultados do projeto devem permitir um diagnóstico mais precoce, barato, rápido e de modo menos invasivo, levando a maiores taxas de cura

O A.C.Camargo Cancer Center é, o único hospital no Brasil e um dos poucos no mundo, a participar do projeto VOGAS (uma sigla em inglês para rastreamento de compostos orgânicos voláteis), esforço internacional para desenvolver uma ferramenta não invasiva de rastreamento do câncer gástrico através da detecção de compostos orgânicos voláteis (VOCs) característicos, como fenóis, álcool, gorduras e açúcares, liberados pelas células tumorais ou outras que estão alteradas no ambiente tumoral, incluindo microorganismos que habitam nosso corpo.

Os primeiros ensaios clínicos do projeto foram iniciados em novembro de 2019 na Universidade da Letônia em cooperação com o Hospital Universitário Clínico Riga East e o Centro de Doenças Digestivas “GASTRO”. Nos estudos iniciais, a capacidade de detectar tumores pelo equipamento já ultrapassou os 70%. Os equipamentos e detectores foram atualizados e ajustados, e as expectativas são ainda melhores. Testes vêm sendo realizados na Ucrânia, Riga, São Paulo e Chile, devendo durar até o segundo semestre de 2022.

Os resultados do projeto devem permitir um diagnóstico mais precoce, barato, rápido e de modo menos invasivo, levando a maiores taxas de cura, e podem, no futuro, ser expandidos para outros tipos tumorais. Na fase atual serão incluídos pacientes com câncer gástrico e indivíduos que, ao serem avaliados por endoscopia, foram diagnosticados com a presença de lesões pré-cancerosa e também sem doenças relevantes.

Mais informações aqui.