faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Laboratórios de Medicina Diagnóstica são avaliados por consumidores em estudo CVA Solutions

Article-Laboratórios de Medicina Diagnóstica são avaliados por consumidores em estudo CVA Solutions

Crédito: Artem Podrez/ Pexels pesquisa medicina diagnótica .jpg
Femme, Multi-Imagem, Oswaldo Cruz, Gilson Cidrim e Sírio Libanês se destacam em Valor Percebido e NPS

A pandemia tornou os consumidores mais digitais e fez crescer a telemedicina, o histórico digital de dados do paciente e o atendimento domiciliar. No mercado de Laboratórios de Medicina Diagnóstica destacam-se as marcas de grandes grupos como DASA, Fleury e Hermes Pardini, e marcas tradicionais como Albert Einstein, Sírio Libanês, Unimed, Sabin e Hapvida. Todas tem avançado em tecnologia, personalização e agradam os consumidores, revela o novo estudo CVA Medicina Diagnóstica, que entrevistou 3.195 consumidores em todo país.

“Os Laboratórios de Medicina Diagnóstica têm grande potencial para ajudar na promoção da saúde, na prevenção de doenças e no engajamento do consumidor em hábitos saudáveis. Os aplicativos de saúde e histórico de exames ajudam a orientar o consumidor, cada vez mais digital.”, comenta Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

 

Programas de Promoção da Saúde

De um modo geral, os consumidores conhecem muito pouco sobre esses programas de promoção de saúde, apenas 38% dos usuários conhecem, e menos de 15% já participaram. Os Laboratórios de Medicina Diagnóstica possuem o histórico digital dos pacientes e tem contato direto com eles, podendo promover maior engajamento do paciente com sua saúde.

 

Alavancas de Valor dos Laboratórios

O Estudo CVA demonstra que os Laboratórios de Medicina Diagnóstica são muito bem avaliados pelos consumidores. O estudo demonstra que algumas variáveis aumentam o Valor Percebido dos consumidores. Além das variáveis de custo e qualidade, as outras variáveis que alavancam o Valor Percebido são: tempo de espera para ser atendido, oferecer histórico digital dos exames, recomendação do laboratório pelo médico e oferecer exames em domicílio sem custo adicional. Evidentemente, além de oferecer estes serviços, é importante comunicar o consumidor de forma adequada sobre os serviços.

Principais problemas citados pelos consumidores: Demora para ser atendido (15%), lanche ruim ou falta de lanche (8%), demora nos resultados (8%), excesso de burocracia (7%), entre outros. Temos 63% que afirmaram não ter tido nenhum problema com o laboratório.

 

Laboratórios citados

No estudo foram citados pelos usuários cerca de 55laboratórios de medicina diagnóstica. Os mais citados foram: a+, Albert Einstein, Álvaro, Apoio, Bronstein, CDB, CERPE, Cura, Cytolab, Delboni Auriemo, Eliel Figueiredo, Exame, FEMME, Fleury, Ghelfond, Gilson Cidrin, Hapvida, Hermes Pardini, Labs a+, Lavoisier, Multi-imagem, Oswaldo Cruz, Padrão, Pasteur, Prevent Senior, Previlab, Sabin, Sergio Franco, Sírio Libanês, Tecnolab, Unimed entre outros.

Os estudos da CVA Solutions têm por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais players e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável. Os estudos avaliam ainda a Força da Marca, que é a atração menos rejeição perante clientes e não clientes.

 

Nota alta entre 52 segmentos de mercado

O segmento de Laboratórios de Medicina Diagnóstica melhorou sua nota em relação a 2018. A nota subiu de 8,39 para 8,77 (em uma escala de 1 a 10), colocando o segmento na 3ª posição dentre os 52 segmentos avaliados. O Valor Percebido para os segmentos pesquisados pela CVA se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Microondas (8,87) e o pior o de Telefonia Fixa (7,00).

 

Valor Percebido

O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) em Laboratórios de Medicina Diagnóstica é o da Femme (nota 1,10), seguido por Multi-Imagem, Oswaldo Cruz, Gilson Cidrim e Sírio Libanês.

“O Laboratório Femme está muito bem avaliado,é uma empresa muito boa em custos e qualidade. Além disto é especializada em Saúde da Mulher o que gera maior engajamento e especialização”, comenta o sócio-diretor da CVA Solutions.

 

Força da Marca

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é do Albert Einstein, com 8,4%, seguido por Fleury, Sabin, Unimed e Sergio Franco.

“O Albert Einstein tem grande reputação na área da saúde pelo seu hospital e laboratório”, comenta Sandro Cimatti.