faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Equipamentos de proteção individual para hospitais carecem de fiscalização

epi hospitalar.jpg
Segurança de pacientes e equipes de saúde fica em risco pela diversidade de padrões de aventais e roupas privativas em não-tecido

Neste pós-pandemia, uma lição ficou: a importância de utilizar equipamentos de proteção individual em clínicas e hospitais que realmente ofereçam segurança contra contaminações. Por outro lado, a oferta desses materiais é tão ampla que fica difícil selecionar o melhor.

“As especificações brasileiras são ótimas, semelhantes às europeias e protegem muito bem o profissional da saúde. O problema é que não são seguidas na prática”, pondera o vice-presidente para América Latina da Berry Global, Luis Fernando Otero. A multinacional norte-americana foi uma das expositoras da 27ª Feira Hospitalar, de 17 a 20 de maio, no São Paulo Expo. Além de lançamentos, foi possível acompanhar palestras e outros conteúdos técnicos do setor.

No Brasil, atualmente, quem compra ou vende produtos têxteis para a área de saúde, como aventais e roupas privativas para procedimento não cirúrgico, seja para uso de pacientes ou profissionais de sáude, deve atender a norma ABNT NBR 16693, pela qual ficam determinados os materiais passíveis de conter a transmissão de agentes infecciosos durante procedimentos hospitalares.

“Os médicos e enfermeiros brasileiros já podem ter produtos que protejam de infecções e livres de substâncias tóxicas e cancerígenas, de alta tecnologia e fabricados aqui mesmo, no Brasil”, ele explica. “Nem sempre o mais barato é o ideal para instalações médicas.”

Com três unidades no Brasil - São José dos Pinhais-PR, Jundiaí-SP e Pouso Alegre-MG - a Berry Global produz não tecidos, filmes, laminados e impressos para diversos tipos de produtos, como fraldas (baby e adulto), absorventes higiênicos, molas de colchões, internos de carros, agricultura, healthcare (máscaras, aventais, campos cirúrgicos, lençóis, toucas, protetores de pés), entre outros.

TAG: Hospitais
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar