faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Manole lança edição atualizada de Manual de Medicina de Emergência

Article-Manole lança edição atualizada de Manual de Medicina de Emergência

manual para emergência médica.jpg
Publicação do Departamento de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), o manual é indispensável para todos os médicos e profissionais que atuam no departamento de emergência, o livro traz capítulo atualizado sobre COVID-19.

O dia a dia da prática médica na emergência dos hospitais encontra respaldo no Manual de Medicina de Emergência, que chega à terceira edição pela Manole, com novos consensos e diretrizes para o manejo do paciente com quadro clínico de urgência e um capítulo atualizado sobre COVID-19. O livro – no formato de perguntas e respostas, o que facilita sua consulta – é a ferramenta de trabalho ideal dos médicos e demais profissionais que estão na linha de frente dos pronto-atendimentos. Trata-se de uma publicação do Departamento de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Trazendo informações concisas, com a maioria dos capítulos contendo fluxogramas e tabelas para aumentar a acessibilidade à informação e, consequentemente, a tomada rápida de decisões, o Manual de Medicina de Emergência está dividido em seções como Abordagem inicial do paciente grave;  Emergências cardiovasculares; Emergências respiratórias; Emergências neurológicas; Atendimento ao paciente traumatizado; Emergências gastrointestinais; Emergências no hepatopata; Emergências nefrológicas e urológicas; Emergências metabólicas; Emergências musculoesqueléticas; Emergências psiquiátricas; Emergências hematológicas e oncológicas; Emergências oftalmológicas; Emergências otorrinolaringológicas; Emergências infecciosas; Emergências dermatológicas; Causas externas; e Cuidados paliativos na sala de emergência.

DivulgaçãoMedicina de Emergência_capa.jpg

Sobre os editores

  • Rodrigo Antonio Brandão Neto é médico supervisor do Pronto-socorro do HCFMUSP e do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.
  • Heraldo Possolo de Souza é professor associado do Departamento de Clínica Médica, Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP e médico do Serviço de Emergência do HCFMUSP.
  • Lucas Oliveira Marino é médico assistente e diarista do Pronto-socorro do HCFMUSP, intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e médico diarista da UTI Geral do Hospital Nipo-Brasileiro. É doutorando da Disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP.
  • Julio Flávio Meirelles Marchini é professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e supervisor do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.
  • Júlio César Garcia de Alencar é diretor da Unidade de Emergência Referenciada do HCFMUSP e doutor em Ciências pela FMUSP.
  • Sabrina Corrêa da Costa Ribeiro possui título de Especialista em Medicina de Emergência, é coordenadora da Unidade Crítica de Emergência do HCFMUSP e especialista em Cuidados Paliativos.