A Minsait concluiu o desenvolvimento de um painel de monitoramento para a Secretaria Municipal de Saúde de Murici (AL). O objetivo do projeto é permitir o acompanhamento em tempo real dos indicadores fornecidos pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), vinculada ao Ministério da Saúde, em conformidade com as diretivas do programa de financiamento Previne Brasil, instituído pelo Governo Federal.
O painel tem como foco principal o cumprimento de metas e ações estratégicas, assim como a melhoria do atendimento aos cidadãos do município alagoano. Para tanto, reúne informações em diversos formatos, como tabelas, gráficos, mapas e documentos técnicos, com o intuito de facilitar a interpretação e análise dos dados, tanto para os gestores da Atenção Primária à Saúde (APS), como para os profissionais de saúde que prestam assistência direta a população.
Graças a essa solução, a Secretaria de Saúde de Murici passa a contar com uma sala de situação, que permite o monitoramento em tempo real da evolução do alcance das metas dos indicadores da APS. E para os profissionais de saúde, relatórios de caracterização da assistência à saúde prestada aos usuários, público-alvo do programa. Este detalhamento oportuniza ações rápidas, com menor tempo de resposta, em situações de alerta. O painel ainda conta com ferramentas georreferenciamento, que identificam as Unidades de Saúde da Família dentro do território municipal, os profissionais que compõem as equipes e o quantitativo de usuários cadastrados.
Reúne dados e informações fornecidas pelo Ministério da Saúde com o intuito de promover o conhecimento sobre a Atenção Primária Saúde e, assim, subsidiar a tomada de decisões, além de aumentar a transparência ativa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), por meio da ampliação das possibilidades de monitoramento e avaliação.
Entre os dados disponibilizados, merecem destaque aqueles trazidos pelo sistema e-SUS Atenção Básica (eSUS AB), voltado para a qualificação da gestão da informação, com o intuito de ampliar a qualidade no atendimento à população, com especial atenção à gestantes, mulheres em idade fértil (25 a 64 anos), crianças de até um ano e portadores de condições de saúde como diabetes e hipertensão. Até o momento, foram introduzidos sete indicadores no painel de monitoramento e em consonância ao esperado para a próxima fase de implantação do programa, o sistema abrangerá um total de 22 indicadores.
“Trata-se de um projeto que visa apoiar o município, fornecendo desde suporte tecnológico às unidades de saúde até consultoria especializada às equipes locais, além de monitoramento constante dos indicadores, realizado por profissionais especializados da Minsait”, explica Andréa do Amaral, gerente de operações da companhia.
“Essa solução veio para aprimorar o trabalho dos profissionais de saúde de Murici, que passaram a ter acesso, em tempo a real, a informações de suma importância, que permitem o acompanhamento tanto do esquema vacinal dos cidadãos quanto da taxa adesão ao pré-natal pelas gestantes do município, por exemplo. Parabenizamos a Minsait pela excelência no serviço prestado. Serviço este que, sem dúvida, contribuirá para estreitar o relacionamento da gestão com as equipes de trabalho, em favor da saúde da população”, ressalta Ewerton Cardoso Matias, secretário municipal de saúde de Murici.