faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Moinhos de Vento inicia estudo inédito no Brasil para avaliar eficácia de tratamento de menor custo no SUS para pacientes com insuficiência cardíaca

Article-Moinhos de Vento inicia estudo inédito no Brasil para avaliar eficácia de tratamento de menor custo no SUS para pacientes com insuficiência cardíaca

proadi sus.jpg
Será avaliada técnica de ressincronização em 17 instituições públicas de todas as regiões do país; o objetivo é garantir mais uma alternativa aos pacientes, diminuindo filas de espera

O Hospital Moinhos de Vento deu início a uma pesquisa que deve otimizar a disponibilização de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com insuficiência cardíaca. Trata-se de um ensaio clínico randomizado que irá avaliar a chamada estimulação do Sistema His-Purkinje, que supera o bloqueio dos ramos e ressincroniza o batimento com a utilização de apenas um eletrodo, colocado em um local específico do coração de pacientes com a doença, restaurando de forma mais fisiológica essa condição. Se comprovada sua eficácia, a técnica poderá ser implementada com custo inferior ao praticado atualmente no SUS, representando mais uma alternativa de tratamento a casos deste tipo, diminuindo significativamente as filas de espera. Inédito no país, o estudo é realizado no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde, e prevê ser concluído até o final de 2023.

“Esse novo procedimento já tem sido testado em outros países, mas ainda não temos uma resposta definitiva se irá substituir a terapia já existente”, explica Dra. Carisi Anne Polanczyk, chefe da cardiologia da instituição e pesquisador responsável do projeto.

Também será avaliado se esta estimulação será igual ou mais efetiva, isto é, a sua não inferioridade ao marcapasso com dois eletrodos e, de acordo com o líder operacional da iniciativa, Dr. Fabiano Barrionuevo, a estimativa é que a estimulação His-Purkinje tenha um custo quatro vezes menor somente em relação ao dispositivo. "A nossa equipe vai dar condições ao Ministério da Saúde para incorporar em seus programas melhorias de custo-efetividades e procedimentos, novas diretrizes, inclusão de novos protocolos clínicos assistenciais no manejo de doenças e inclusão de novos procedimentos autorizados pelo SUS. A pesquisa será realizada dentro das melhores práticas científicas, comparando as técnicas com o que é proposto nas diretrizes nacionais e internacionais", afirma.

Poderão participar do estudo homens e mulheres com 18 anos ou mais, que possuam insuficiência cardíaca congestiva sintomática, fração de ejeção do ventrículo esquerdo igual ou menor do que 35% e presença de bloqueio de ramo esquerdo no eletrocardiograma com QRS igual ou maior de 130 ms. A seleção de pacientes se dará pela avaliação do médico assistente em 17 centros SUS e privados cadastrados no estudo, que estão localizados em todas as regiões do país.

"O mais importante, além de qualificar o processo, é ter certeza de que estaremos prontos a ajudar a salvar vidas, que é o nosso principal propósito", destaca o gerente do PROADI-SUS pelo Moinhos de Vento, Lucas Barbieri.