faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

InCor e Samsung firmam parceria para telemonitoramento de pacientes de cirurgia cardíaca

parceria samsung e incor.jpg
Aplicação da tecnologia de smartwatch para acompanhamento a distância de parâmetros clínicos de pacientes cirúrgicos é inovadora

Uma parceria firmada entre o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e a Samsung, tornará possível à equipe do hospital acompanhar sinais clínicos em pacientes que estão se preparando para a cirurgia cardíaca ou que acabam de passar por ela.

A tecnologia que será utilizada nesse projeto de inovação é a do Samsung Galaxy Watch4, um smartwatch de última geração, capaz de monitorar informações como saturação de oxigênio1, detecção de batimentos cardíacos irregulares2, monitoramento de pressão arterial3, padrão de sono, eletrocardiograma4 e até mesmo composição corporal5 por meio de bioimpedância. As informações captadas pelo smartwatch serão armazenadas em uma plataforma de dados de alta segurança, desenvolvida pelas equipes médica, multiprofissional, de tecnologia e de inovação do Instituto do Coração.

Além de patrocinadora do projeto, a Samsung atua no módulo de coleta de dados dos smartwatches usados na pesquisa. Esse módulo é desenvolvido pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil, localizado em Campinas, interior de São Paulo.

De acordo com o Dr. Fabio Jatene, diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do InCor, a expectativa é de que o uso dessa tecnologia ajude na diminuição do tempo de internação, uma vez que o paciente poderá ser monitorado em casa, e também na rápida identificação de contratempos que possam comprometer a sua recuperação, depois da cirurgia, ou até mesmo a sua preparação para a operação.

“Estamos dando um passo inovador na medicina, que, esperamos, contribuirá expressivamente para a entrega de valor em saúde para o paciente, melhorando significativamente sua experiência no atendimento”, afirma o Jatene.

“A proposta desse projeto de pesquisa é permitir que, com a devida autorização prévia, os pacientes sejam assistidos por meio de dados coletados pelo Galaxy Watch4. Essa plataforma vai permitir que, mesmo fora do ambiente hospitalar, eles continuem sendo acompanhados durante seu tratamento, facilitando a identificação de possíveis quadros de risco e viabilizando ações médicas preventivas”, afirma Luis Guilherme Selber, gerente de Inovação da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil.

-

1 A função ‘Oxigenação Sanguínea’ do aplicativo Samsung Health no relógio é destinada apenas para fins gerais de bem-estar e atividades físicas. As medições não devem ser usadas para diagnósticos e ou tratamento de qualquer condição médica. Se estiver preocupado com a sua saúde, consulte um médico.

O produto usa como fonte de sinal um sensor que se baseia em reflexão, não possibilitando a medida direta de Oxigenação Sanguínea. O software para calcular a medida de Oxigenação Sanguínea não é capaz de realizar medida instantânea ou direta da Oxigenação com precisão e tempestividade que permita o uso desta medida na prática médica. Requer emparelhamento com smartphone Galaxy executando o sistema operacional Android 7.0 ou superior.

2 Os dados de batimentos cardíacos exibidos pelo aplicativo destinam-se apenas a uso informativo. O usuário não deve usá-lo para interpretar ou executar ações clínicas com base nos resultados do aplicativo. Havendo qualquer alteração ou dúvida sempre procure um médico de sua confiança.

3 Para garantir a precisão, os usuários devem calibrar seus dispositivos pelo menos uma vez a cada quatro semanas. Os usuários devem medir sua pressão arterial em repouso, como fariam com uma braçadeira tradicional, e evitar medir quando estiverem fazendo exercícios, fumando ou bebendo. Destinado apenas para fins de uso informativo. O usuário não deve usá-lo para interpretar ou executar ações clínicas com base nos resultados do aplicativo. Registrado pela ANVISA sob o número 81549259004. Requer emparelhamento com smartphone Galaxy executando o sistema operacional Android 7.0 ou superior. Indicado para adultos a acima de 22 anos.

4 Realizar a medição do ECG quando estiver em repouso, da mesma forma como os eletrocardiogramas tradicionais.

Esse aplicativo nunca procura sinais de um ataque cardíaco e não se destina a substituir os métodos tradicionais de diagnóstico ou tratamento. Os dados de ECG exibidos pelo aplicativo ECG destinam-se apenas a uso informativo. O usuário não deve usá-lo para interpretar ou executar ações clínicas com base nos resultados do aplicativo. Havendo qualquer alteração ou dúvida sempre procure um médico de sua confiança. Registrado pela ANVISA sob o número 81549259006.

5 Destinado apenas para fins de bem-estar geral e preparação física. Não se destina ao uso em detecção, diagnóstico ou tratamento de qualquer condição médica ou doença. As medições são apenas para referência pessoal do usuário. Consulte um médico para maiores informações. Os resultados da medição podem não ser precisos se você tiver menos de 20 anos. NÃO meça sua composição corporal se você tiver um implante de marca-passo ou outros dispositivos médicos implantados. NÃO meça sua composição corporal se estiver grávida. Requer emparelhamento com smartphone executando o sistema operacional Android 8.0 ou superior.

TAG: Hospitais
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar