Focada em oferecer ao mercado público e privado soluções de comunicação e monitoramento, a Motorola Solutions anunciou recentemente a ampliação de seu portfólio a fim de prover aos mercados público e privado soluções avançadas em vídeo fixo, móvel e câmeras corporais, software de monitoramento para centros de comando e controle, além dos tradicionais sistemas de rádio.
Com grandes contratos na área de segurança pública e defesa, a empresa tem investido em soluções de vídeo de software de monitoramentos, por meio de aquisições de novas empresas – nos últimos três anos, a Motorola Solutions adquiriu mais de 20 empresas - e desenvolvimento próprio. O resultado tem sido soluções que trazem uma utilização mais inteligente para os recursos.
Um exemplo são as câmeras que monitoram a longas distâncias e permitem uma alta resolução de imagens com um super zoom, sem perder o monitoramento do ponto de origem, além de uma identificação inteligente de ações de riscos, o que permite uma rápida resposta das equipes de segurança, e uma cobertura mais extensa de vigilância utilizando um número menor de câmeras.
As soluções de integração e conectividade também favorecem a interoperabilidade entre equipamentos de rádio que utilizam diferentes padrões, o que é muito útil quando se precisa de equipes de segurança e defesa de diferentes localidades.
Juntando as soluções, a equipe brasileira desenvolveu o MOTOROLA COP, um Centro de Comando e Controle Móvel que pode ser utilizado em ações pontuais de emergência ou em grandes eventos. Trata-se de um veículo (van) que reúne de forma inédita as mais modernas soluções de conectividade, integração, vídeo e drones para a segurança pública em um único local, totalmente integradas. O automóvel permite conexão com rádios, internet, 4G, traz diversos tipos de câmeras de segurança e recursos inteligentes capazes de identificar suspeitos e detectar a temperatura das pessoas, uso de máscaras, entre outras funcionalidades.
Outra novidade é a solução WAVE PTX, recentemente lançada no Brasil, um serviço flexível baseado em nuvem que opera com qualquer dispositivo móvel Android ou IOS, ou PCs com um web dispatcher e permite a interoperabilidade com sistemas de rádio bidirecionais, nos padrões DMR e TETRA para integrar diferentes dispositivos e equipes.
Com essa solução é possível se comunicar com os rádios a partir do aplicativo no celular, e também ter acesso às câmeras de segurança, em comunicações individuais ou em grupo. “A solução é flexível e atende diferentes tipos de demandas, desde, por exemplo, uma escola oferecer o serviço de monitoramento do transporte da criança até em casa, e os pais poderem acessar o sistema. Ou ainda num hospital, quando se precisa conversar com uma equipe de facilities para resolver algo, por exemplo. Depende do modelo de assinatura e quais serviços se quer integrado a ele”, explicou Rodrigo Cabral, diretor de pré-vendas LATAM da Motorola Solutions.
Aplicabilidade na saúde
As soluções apresentadas podem atender diferentes demandas do setor. Desde o monitoramento e segurança em hospitais e clínicas, como soluções de comunicação.
E quando se fala de monitoramento de grandes eventos, ao mesmo tempo que se monitora a segurança, pode haver uma integração com serviços de atendimentos médicos que podem ser acionados a partir da central de comando e controle, e monitorados a distância até a chegada do socorro.
Além de oferecer soluções completas para centrais de monitoramento do Samu, por exemplo. “Quando a gente fala de central de monitoramento e controle, os softwares que estão por trás dessas operações são muito robustos, e trazem agilidade nas respostas aos ocorridos. Essa é a área que a Motorola mais cresce e mais tem investido”, revelou Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions no Brasil.
Inovação
Além da estratégia de aquisições de empresas para ampliar e fortalecer o seu portfólio, a Motorola Solutions investe em pesquisa e desenvolvimento também, tendo quase 10% do seu faturamento investido na área, o que somou, no ano passado, US$ 734 milhões.
Aqui no Brasil, a empresa acabou de inaugurar também o seu Centro de Design de Software, focado em inovar a próxima geração de software para ajudar os órgãos de segurança pública a superar os desafios de segurança atuais e futuros, por meio de soluções em nuvem e on premise para centros de despacho de emergência. Foram contratados, 60 profissionais entre desenvolvedores de software, analistas de qualidade e gerentes, para a criação de novas soluções, que atendam a empresa globalmente.