faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A importância do RH na área da saúde

rh na area da saúde.jpg

Os recursos humanos podem atender qualquer área em qualquer localidade, por se tratar de um meio de gestão de pessoas. Porém, a área da saúde exige cuidados diferentes, já que é voltada a ambientes hospitalares, que possuem escalas e jornadas de trabalho específicas.

Mas assim como todos os colaboradores, os profissionais da saúde também precisam de cuidados e benefícios que os permita cuidar da própria saúde ou contar com outro profissional para isso.

É muito comum estes profissionais não se sentirem valorizados o suficiente, a motivação também pode ser reduzida com as longas horas de trabalho e plantões com hora extra, mas se torna algo necessário. Nesse sentido, o setor de RH é um grande aliado para tornar essa rotina mais leve e justa.

 

O que faz o RH na área da saúde?

Em 2022, foi criado junto ao Ministério da saúde o SGTES Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde,  para criar políticas públicas a fim de orientar sobre gestão, formação e qualificação dos trabalhadores da área da saúde.

O foco principal é gerar mais valorização, a qualidade de mobilidade e também melhorias em processos, como a inclusão da avaliação de desempenho que pode ser aplicado pelo RH, para ouvir e estabelecer qualificações adequadas às necessidades dos profissionais.

Realiza a criação de alguns processos que contribuem no desenvolvimento profissional interno, para gerar mais conectividade com as tarefas do cotidiano e também com a empresa.

Por isso, separamos as melhorias feitas na gestão de pessoas, que são realizadas pelo RH na área da saúde, por meio de estratégias que desenvolvem habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores.

Plano de carreira

O plano de carreira precisa ser real e com uma boa escala para os profissionais perceberem que têm mais chances de crescimento, que existe uma próxima etapa a ser alcançada e assim se sentir mais motivado a cumprir suas funções e também aprendizados:

Assim é analisado e sugerido um caminho de estruturação individual, no qual cada funcionário terá o seu plano de carreira, que cabe mostrar os níveis hierárquicos que podem ser seguidos através de promoções como também novas vagas internas.

Também demonstra qual é a intenção da empresa em relação ao colaborador, isso causa um impacto positivo na produtividade, pois irão querer se destacar e sempre entregar trabalho de qualidade para poder conquistar a tão sonhada promoção.

E pode ter a Carreira em W  que atua como um profissional especialista com conhecimento técnico e de especialista, e também tem a Carreira em Y em que precisa escolher se quer seguir como um profissional técnico ou só como especialista.

Treinamentos

Para que tenham a chance de subir de cargo e também de entregar um trabalho mais qualificado, a equipe precisa passar por treinamentos constantes, assim estarão sempre atualizados e preparados para qualquer tipo de situação.

Podem ser feitas voltadas à especialidade dos profissionais, levar palestras de profissionais de sucesso ou que sejam técnicos para fazerem trocas de conhecimento, oferecer cursos de capacitação ou de aprimoramento.

Ofertas bolsas ou descontos para escolherem alguns cursos em instituições parceiras, visitar outros centros e verem como que atuam em equipe e também com a gestão, propor trocas de experiências e apresentações internas.

Feedbacks

Os colaboradores sentirem que estão sendo ouvidos, que tem espaço para falar e adequar o ambiente para que seja feita a expressão de críticas com comunicação não violenta, é um ótimo passo para direcionar troca de informações objetivas e com clareza entre a equipe.

Propor uma roda de conversa aberta, individual ou até mesmo formulários online para darem sugestões, críticas e elogios é um excelente caminho para dar início a essa proposta, pois a empresa estará recebendo informação de quem está ali na ativa diária.

E assim é possível criar um ambiente mais saudável e confortável para todos os colaboradores, além de identificar quais comentários são mais persistentes do que outros, e também de observar quais colaboradores participam e quais demonstram mais resistência.

Cultura organizacional

Quanto mais alinhado e conectado o colaborador estiver com a missão, visão e valores da empresa, mas ele se sentirá parte dela e fará as entregas com mais qualidade e precisão por se atentar melhor aos detalhes e já ter um costume com as ações cotidianas.

O que torna um grande diferencial no meio corporativo, ter profissionais que vestem a camisa e se sentem bem em trabalhar nela, traz credibilidade e também atrai mais profissionais bem posicionados para completar a equipe.

Clima organizacional

Manter o clima organizacional do ambiente estável é um grande desafio, pois tudo o que acontece ao redor pode influenciar no trabalho dos colaboradores, problemas que não forem resolvidos rapidamente, podem se tornar conflitos.

É fundamental que sejam identificados problemas, ou baixa de clima leve no dia a dia da empresa, nos comentários dos feedbacks e até mesmo no resultado das entregas feitas.

Como também pode estar ligado a estrutura do ambiente como em relação à limpeza, manutenção de equipamentos, cadeiras desconfortáveis ou quebradas, falta de equipamentos de proteção e higiene.

Inclusive podem resultar em doenças ocupacionais, que apesar de serem da área da saúde estão mais suscetíveis a vírus, bactérias e até se machucar senão se atentar a esses detalhes.

Qual a importância do RH na área da saúde?

Ter um setor especializado em gestão de pessoas, facilita para esse auxílio diário, para o colaborador ter a quem recorrer dentro da empresa quando algum desconforto, dúvida ou problemas apareçam.

O profissional de RH da área da saúde vai lidar com hard skill e soft skill, mas principalmente com um profissional que estará mais cansado e próximo a doenças do que os de qualquer outra área.

Criar uma rede de apoio, incentivo e também sistema de recompensas, contribuem para que o colaborador se sinta acolhido e goste de frequentar o ambiente de trabalho, não indo apenas com o sentimento de obrigação, mas por se sentir realmente valorizado.

Como o RH provoca benefícios na gestão de saúde?

Só de estar criando estratégias para lidar com os profissionais, além de preparar programas de incentivos, prevenções, feedbacks e planos de carreiras, pode proporcionar rum RH humanizado, para mostrar que uma empresa é feita de pessoas.

E estas pessoas são os profissionais que precisam receber a devida atenção, os benefícios do RH da área de saúde são:

  • Colaboradores mais motivados;
  • Aumento da produtividade;
  • Mais oportunidades de crescimento interno;
  • Redução de turnover;
  • Usos de tecnologia;
  • Desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Troca de experiências internas;
  • Mais agilidade e qualidade nas entregas.

Desafios diários no mundo profissional e na área da saúde, sempre irão surgir, mas um momento em que a pandemia tomou conta e esses profissionais tiveram que trabalhar ainda mais, se afastar de familiares e enfrentar o risco de serem contaminados, torna o desafio maior.

Por isso ter um RH especializado na área da saúde, já cria a facilitação de tomadas de decisões e resoluções de problemas de acordo com o cenário atual, podendo lidar com os colaboradores e criar novas estratégias que o façam sentir valorizados pela empresa.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar