Os hospitais e maternidades Santa Joana e Pro Matre Paulista, que fazem parte do Grupo Santa Joana, foram contemplados com o Selo Ouro, na 14ª edição do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), concedido pela Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura da Cidade de São Paulo. A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP).
O Selo SINASC, criado em 2008 pela Secretaria Municipal da Saúde, é uma premiação realizada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, dirigida a todos os hospitais do município que atingiram o padrão de qualidade pelo preenchimento e digitação da Declaração de Nascidos Vivos. O fornecimento dos dados é importante porque orienta para a elaboração de políticas públicas que possam ajudar a reduzir a mortalidade infantil em todo o País, além de contribuir a contabilizar, entre outras coisas, a quantidade de partos normais e por cesárea no Brasil.
“Compromisso, transparência e atenção aos detalhes são mais do que palavras para nós. São valores que norteiam cada ação e tomada de decisão em nossas instituições. Continuaremos trabalhando incansavelmente para merecer essa confiança. Este prêmio vai além de um testemunho do nosso comprometimento em manter todas as informações dos nascidos vivos de forma completa e pontual. É prova do nosso compromisso com os órgãos públicos e, acima de tudo, com as famílias que confiam em nós”, comenta Dr. Eduardo Cordioli, diretor Técnico de Obstetrícia do Grupo Santa Joana.
O Hospital e Maternidade do Santa Maria, que também faz parte do Grupo Santa Joana, foi condecorado com Selo Prata do SINASC 2022.
Reconhecimentos Grupo Santa Joana
O Hospital e Maternidade Santa Joana é a única instituição brasileira credenciada junto à International Society for Placenta Accreta Spectrum (IS-PAS), grupo internacional voltado ao estudo desta patologia. Única instituição no Brasil com a Certificação de Centro de Excelência em Anestesia Obstétrica (COE) emitido pela Society for Obstetric Anesthesia and Perinatology (SOAP).
Em 2022, o Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista recebeu a certificação como Centro de Excelência em Anestesia Obstétrica pela Sociedade de Obstetrícia e Perinatologia, certificação que apenas 39 centros no mundo tem, atestando a excelência em termos de métodos de alívio de dor.
Os Hospitais e Maternidades Santa Joana e Pro Matre Paulista também são acreditadas pela Joint Commission International (JCI), a mais importante certificação hospitalar do mundo, que atesta a excelência das maternidades em segurança da paciente e qualidade do atendimento.
O Centro de Simulação Realística do Grupo Santa Joana é certificado pela Society in Europe for Simulation Applied to Medicine (SESAM). Em 2022, o Santa Joana, junto com Pro Matre e Santa Maria, se tornaram as primeiras maternidades brasileiras a receberem a certificação do Programa de Distinção no Tratamento da Sepse, desenvolvido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) em parceria com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS).